quarta-feira, 15 de julho de 2009

Projeto de contribuição:Leitura na Escola



JUSTIFICATIVA

O Projeto surgiu da necessidade observada pelo professor de 3ª e 4ª séries Unidade Integrada Professora Nadir Nascimento Moraes,no l] Semestre de 2009,tendo em vista que os alunos apresentam dificuldade na Leitura e Escrita.
Em vista disso,a professora,a Direção e supervisão autoras deste Trabalho em consenso de que tal Projeto se faz necessário, já que o mesmo tem por finalidade resgatar a auto estima e a cidadania do alunado, através das atividades da leitura.

REVISÃO DE LEITURA

Nos dias atuais,ao fazermos uma análise acerca da leitura a partir das experiências vivenciadas nas escolas públicas a nível do EJA-Educação de Jovens e Adultos, levamos a uma reflexão sobre o papel da escola do individuo,já que para LAJOLO (l986.P.24)
(...)Cabe a escola a formação e desenvolvimento do ato de leitura e seu papel é tão mais amplo,quanto mais restrito for o da família,condicionada a problema sócio-econômico.
Dessa forma,as instituição responsáveis pela leitura no caso da família e da escola,tem papel importante em relação ao ato de ler,,tendo em vista que sua aprendizagem liga-se por tradição ao processo de formação global do individuo.
Em relação a prática pegagógica esta deve orientar-se no sentido de promover a leitura de forma prazerosa entre os alunos,pois se a mesma não acontecer muitos jovens deixam a escola e só voltam na fase adulta por exigência do mercado de trabalho.
"Em termos escolares,as professoras regentes têm importante papel no desenvolvimento do gosto pela leitura; é necessário que essas professoras sejam,elas mesmas,boas leitoras e contem com acervos atualizados n a biblioteca da escola.(SILVA,2001.115).

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